quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O Mundo do Cartoon e da Banda Desenhada presta homenagem ao Charlie Hebdo


O mundo do cartoon e da banda desenhada está em choque com o crime bárbaro cometido contra os cartoonistas e os jornalistas do histórico Charlie Hebdo.

Foi desses autores de Banda Desenhada e cartoonistas que sairam as mais lúcidas homenagens às vítimas do terrorismo, através daquilo que melhor sabem fazer, que é desenhar e fazerem-nos reflectir sobre o mundo que nos rodeia.



Hoje é notícia a edição do primiero número de Charlie Hebdo após o crime hediondo cometido sobre a sua redacção, mantendo o espírito irreverente e provocador que é apanágio da sua história.

De entre as homenagens do mundo do Cartoon e da Banda Desenhada destacamos as seguintes:

Jornal SPIROU

É uma das mais antigas revistas de Banda Desenhada, sobrevivente do desaparecimento de grandes títulos da escola franco belga (como o foram o Tintin, o Pif, o Pilote ou o Charlie Mensuel ).
Vai lançar um número especial dedicado ao Charlie Hebdo. (Spirou -clicar para ler comunicado da redacção da revista).

SINÉMENSUEL

Uma das homenagens mais significativas é a prestada pela revista SinéMensuel, dirigida por um dos fundadores de Charlie Hebdo e que foi despedido deste jornal, numa das páginas mais negras da história do Charlie, acusado de antisemitismo, situação ocorrida em 2008 (no Charlie Hebdo...pode-se brincar com o islamismo e o cristianismo, mas com o judaismo...isso é outra história!).

Tendo surgido com rival do Charlie Hebdo, primeiro como edição semanal (2008-2010) e actualmente com edição mensal, essa revista faz sair hoje para a rua o seu número de homenagem aos antigos colegas, com uma proposta original. ( SinéMensuel -clicar par ver outros cartoons de homenagem dos autores da revista).

FLUIDE GLACIAL 


Uma outra revista histórica da BD francesa e que se prepara para comemorar o seu 40º aniversário, anuncia também uma edição de homenagem. Alguns dos cartoons da sua equipa de homenagem ao Charlie Hebdo podem ser vistas  clicando em : Fluide Glacial (e também AQUI).

PSIKOPAT E LA REVUE DESSINÉE


Menos conhecidas em Portugal, duas outras revistas, Psikopat (clicar no tìtulo para ver homenagem) e La Revue Dessinee (clicar no título para ver homenagem) prestam igualmente homenagem aos seus colegas do Charlie Hebdo.

LE CANARD ENCHAINE

Por sua vez o "Le Canard Enchaine", jornal de humor francês, saiu hoje para a rua homenageando igualmente os seus colegas do Charlie Hebdo, tendo recebido aliás ameaças por parte de terroristas, podendo ser um dos próximos alvos dos criminosos.

FESTIVAL DE BD DE ANGOULÊME

A poucos dias da abertura  de mais uma edição do mais importante festival de Banda Desenhada do Mundo, que já premiou Wolinski em 2005 e foi por este cartoonista, um dos assassinados na redacção do Charlie Hebdo,presidido em 2008, os organizadores do festival pediram a todos os cartoonistas e autores de BD que homenageassem o Charlie com os seus desenhos. O resultado pode ser visto clicando á frente: Festival de Angoulême .

Uma outra homenagem aos cartoonistas assassinado foi  a criação do Prémio de Liberdade de Expressão que será atribuido pela primeira vez esta ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário