quarta-feira, 17 de junho de 2015

I Festival de Banda Desenhada De Benguela (Angola)

(A Banda Desenhada desperta cada vez mais interesse junto do público angolano - Foto de uma das edições do Festival de Luanda)

Abriu ontem a 1ª edição do Festival de Banda Desenhada de Benguela, que vai decorrer naquela cidade angolana até ao próximo dia 28.

É mais uma prova do dinamismo e do crescimento que a 9ª arte conhece naquele país africano, na senda do já consagrado internacionalmente Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação de Luanda, que já vai  a caminho da sua 12ª edição.


Segundo a agência angolana ANGOP, este primeira edição do Festival de Banda Desenhada de Benguela “ tem como principal objectivo a divulgação da expressão artística dos jovens da província”.

Ainda de acordo com aquela agência informativa, o evento é “promovido pela "Fábrica de Caricaturas Angola" em conjunto com os Jovens Criativos de Benguela e Amigos (J.C.B.A), decorre no âmbito da II edição  Fenacult, realizado em 2014, e serve ainda para saudar os 40 anos da Independência Nacional, assinalam-se a 11 de Novembro”.

Seguindo a informação divulgada pela agência angolana de informação, e publicada na sua página da internet, “o desenhista e membro da comissão organizadora do festival Álvaro Sampaio explicou que”, entre os 30 autores participantes, “15 são artistas profissionais e os outros 15 são amadores e alunos de escolas do ensino primário e secundário do I ciclo, com destaque para os estudantes da Paróquia de Santo Estêvão.

“De Luanda, informou, participam sete artistas profissionais, com realce para os caricaturistas Nelson Paim, Armando Pulu e Nelson Tumbula.

“Cada artista, explicou, expõe no certame a sua obra de banda desenhada, cartoon ou caricaturas, visto serem desenhos livres e visam valorizar a criatividade individual, no que respeita aos aspectos naturais.

“Esta actividade, frisou, representa para os jovens locais uma oportunidade para se projectarem para outros encontros de maior envergadura como o Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação, realizado em Luanda.

“Segundo Álvaro Sampaio, o Festival de Banda Desenhada de Benguela pode e deve incentivar, ainda mais, a juventude a criar o gosto pela arte do desenho, em particular, e pela cultura angolana, em geral.

“O encontro, referiu, é também uma importante ferramenta de divulgação dos trabalhos do recém-criado movimento dos artistas criativos de Benguela.

“O programa do festival inclui, entre outros atractivos, sessão de venda e assinatura de autógrafos do livro “A Caricatura”, de Nelson Paim, workshop sobre desenhos livres, desenho de cartoons e caricaturas ao vivo, bem como debate sobre a banda desenhada na província de Benguela”.
(Nelson Paim)

Uma interessante entrevista com Nelson Paim, um dos mais consagrados cartoonistas angolanos, bem como  a apresentação do seu livro "A Caricatura", pode ser lido AQUI.

A dinâmica da BD angolana é um fenómeno a seguir atentamente.
(BDLP - um fanzine lusófono que tem contribuido para divulgar a BD angolana e que este ve presente no festival de Angoulême de 2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário