segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Uma sugestão de Natal :"Natal dos Caretos" de Bragança em banda desenhada


“Natal dos Caretos” é a obra de Banda Desenhada lançada no passado dia 4 de Dezembro em Bragança, um conto de Natal que tem os célebres Caretos, máscaras tradicionais do norte do país, como tema.

O autor do argumento é António Tiza, estudioso desses ritos transmontanos, que contou com o ilustrador da região José Fonte para adaptar a história ao formato de Banda Desenhada.

Em declarações à Lusa António Tiza  explicou que, sendo “um conto, é ficção (…) porém "é uma ficção baseada numa realidade muito viva e muito atuante agora mesmo, que são as tradições das Festas dos Rapazes, que acontecem no período que decorre entre o Natal e os Reis".

“O chamado "ciclo dos 12 dias" está localizado nas aldeias da Baixa Lombada do concelho de Bragança, nomeadamente Varge, Aveleda, Rio de Onor e Baçal, onde os mascarados e endiabrados Caretos são os protagonistas por estes dias das Festas dos Rapazes.

“Motivar as crianças e os jovens a que participem, quando chegar a sua idade, nestas tradições, é o propósito deste trabalho, como sublinhou António Tiza.

"Qualquer jovem pode ler esta história e ao lê-la que se sinta motivado a participar d e uma forma mais consciente e mais dinâmica nestas celebrações festivas", enfatizou.

“Embora o livro se destine a todas as idades, ao escolher a Banda Desenhada para este conto, o autor acredita também que "as crianças sentem-se mais aliciadas à leitura" e este é um objetivo: "motivar as crianças, os adolescentes e os jovens à leitura".

“Esta foi também uma das razões que levou o ilustrador José da Fonte a aceitar o desafio que lhe foi lançado para este trabalho.

"Os jovens têm muita dificuldade em ler, as novas tecnologias afastam-nos um bocado da leitura, como do texto, e decidimos fazer um trabalho de forma que comunicasse num estilo suave, com ritmo, variações de cores".

“O ilustrador cresceu com estas tradições de Natal e está entusiasmado com a perspetiva de que as crianças e quem está ausente possa ver "esta parte dos Caretos como lúdica e uma parte cultural muito importante" desta região.

“O autor do conto, António Tiza, espera que este não seja o último livro que escreve para este efeito e conta com a colaboração do desenhador José da Fonte.


“Esta primeira edição tem disponíveis 500 exemplares, da Lema d` Origem Editora, à venda em Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário