terça-feira, 29 de setembro de 2015

A COMICCON PORTUGAL VOLTA ESTE ANO À EXPONOR DE 4 a 6 de Dezembro


A Comiccon vai voltar a realizar-se este ano na Exponor, entre os dias 4 e 6 de Dezembro.
Do mundo da banda desenhada, já há vários artistas confirmados, entre eles Miguelanxo Prado, Juan Cavia e Tsuneo Sanda .

Entretanto a organização abriu  inscrições para o Voluntariado da Comic Con .

“Os interessados podem agora submeter as suas candidaturas, devendo indicar qual a área na qual desejam colaborar. Existem diversas áreas disponíveis, sendo as mesmas: Bilheteira, Produção, Guest Office, Comunicação, Gestão de Público, Cobertura Vídeo e Foto e apoio às restantes áreas do evento"

Os interessados podem saber mais sobre o processo e candidatura, bem comosobre outras notícias do evento,  no site oficial do COMICCON PORTUGAL

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Balanço da 12ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação de Luanda: Liberdade de expressão vinculada no festival de banda desenhada



Reproduzimos em baixo a notícia vinculada pela “Voz da América”, datada de 20 de Setembro último, onde se faz um balanço da 12ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação de Luanda, que teve lugar entre 21 e 28 de Agosto naquela cidade:

 “A liberdade de expressão foi mais uma vez sublinhada no recente 12º Festival Internacional de Banda desenhada e Animação que decorreu recentemente em Luanda.

“O festival decorreu no Centro Cultural Português e os irmãos Sousa, Lindomar e Olímpio estiveram mais uma vez à frente do festival.

“Os participantes assíduos foram testemunhas de como o Luanda Cartoon tem acompanhado o crescimento da banda desenhada e animação em Angola, fazendo deste encontro anual um momento fundamental de reencontro com o público e entre artistas.

“As temáticas apresentadas pelos cartoonistas foram diversas, desde a crítica social, a falta emprego, delinquência juvenil, brutalidade policial, prostituição, má governação, abuso de poder, multipartidarismo, zunga, futebol, recreação que encheram as telas expostas no Centro Cultural Português Camões.

“António Tomás Ana “Etona” Presidente da UNAP- União Nacional dos Artistas Plásticos queixou-se da censura política que tem havido no país em relação aos artistas.

“ Não precisamos oprimir ninguém a pensar”, disse

“Uma das novidades desta edição foi a participação feminina. Essa responsabilidade coube às jovens Ivana Teles e Luísa Francisco que esperam ter incentivado outras jovens a fazê-lo.

“Para o carácter internacional do festival foram convidados os artistas Pahé (Gabão), Paulo Monteiro (Portugal) e Jerémie Nsingui (RD Congo).

“A reprodução do cartaz desta 12ª edição do Luanda Cartoon foi feita pelo cartoonista angolano Carlos Alves.

“Num ano em que se celebra os 40 anos de Independência nacional, Carlos Alves expôs um cartoon sobre a celebração da independência e os valores nacionais”.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

"Manga Now - Three Generations" - O Museu Britânico exibe uma exposição dedicada à Manga japonesa.


Foi inaugurada no início de Setembro, no British Museum, e vai poder ser visitada até 15 de Novembro, uma exposição sobre três autores japoneses de Manga, que representam outras tantas gerações daquele género literário e artístico.

A Manga, nome pelo qual é conhecida a Banda Desenhada japonesa ou, como agora de diz, a novela gráfica daquele país asiático, é muito popular na Europa.

Os três autores escolhidos para representar aquelas gerações foram Chiba Tetsuya ( nascido em 1939), Hoshino Yukinobo (n. em 1954) e Nakamura Hikaru (n. em 1984).

Chiba Tetsuya é um artista que se especializou nos temas desportivos, revelando grande apreço por modalidades muito populares entre os britânicos, como o golfe.



Hoshima Yukinobo dedica-se especialmente à ficção científica e publicou uma aventura passada no Museu Britânico, o mesmo que acolhe agora os seu trabalhos nesta exposição. A aventura referida intitula-se "Professor Murrakata´s British Museum Adventure" e foi publicada em 2011.



Nakumura Hikaru representa, por sua vez, a mais jovem geração da Manga, revelando um trabalho muito inovador e criativo.