sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Dylan, a Banda Desenhada e o Nobel da Literatura.


A atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao contributo poético da obra musical de Bob Dylan parece romper com velhos preconceitos que ainda existem nas elites da cultura literária.
De facto, a  ruptura, que representa a atribuição do Nobel da Literatura à obra de Bob Dylan, abre novos mundo e uma nova era no entendimento que se tem ainda do que pode ou não ser considerado literatura.
Em relação ao contributo literário da musica, através do conteúdo das canções, já tinha sido realçado por estudioso da cultura popular e dos “mass media”,como Marshall McLuhan na década de 70, que afirmou que "a grande poesia da nossa época é o rock. As palavras são tão importantes como o ritmo. Nunca se assistiu a um tal renascimento poético desde Homero. É o regresso dos bardos de antes da escrita, da época oral".
Ao fim de quase 50 anos a “academia” percebeu finalmente McLuhan.
Convém, por outro lado, recordar que o mesmo Marshall McLuhan, acompanhado entre outros por Umberto Eco, refelectiu, igualmente, sobre a importância e o valor cultural da Banda Desenhada.
Com esta atitude inédita da academia que atribui o Prémio Nobel parece que, finalmente, os tempos estão a mudar e, temos a esperança, chegará o dia, talvez já próximo, em que as qualidades literárias da Banda Desenhada, hoje também já classificada como “novela gráfica”, venha a merecer a mesma atenção, a mesma que já vai merecendo em universidades e em museus.
Tenho esperança que, ainda durante a minha vida, se venha assistir à atribuição do Prémio Nobel da Literatura a um autor de Banda Desenhada. O difícil é escolher.
Até lá, aqui revelamos um interessante projecto de Banda Desenhada que alia a qualidade poética das canções de Dylan com a criatividade da Banda Desenhada.
Intiula-se essa obra “Bob Dylan Revisited”, onde 13 canções de Dylan são “revisitadas por 13 desenhadores.
A obra foi lançada em 5 de Novembro de 2008 e parte do resultado pode ser visto AQUI.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário